Página 1 de 15

E o camping segue em ritmo acelerado! Hoje pela manhã também foi realizado um trabalho científico coordenado pela Professora Ana Carla, doutoranda da Universidade Federal de Pernambuco. Ana Carla é ex atleta da prova do lançamento do martelo e foi descoberta no Projeto Cria Lavras. 
#crialavras

E nesta segunda-feira foi dada a largada do 11° Camping de Atletismo de Lavras, que conta com a participação de mais de 150 atletas de vários Estados da federação. A abertura do camping contou com a presença do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Lavras Professor José Roberto Scolforo e do Secretário de Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura de Lavras. O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo Warlindo Carneiro Filho e o Gerente Técnico Anderson Rosa também estiveram presentes, necessário registrar que essa é a primeira vez que um presidente da CBAt prestigia o camping que já está em sua décima primeira edição.
O evento é coordenado pelos Professores Fernando de Oliveira e Neilton Moura, sendo realizado pela UFLA, Prefeitura de Lavras, Cria-Lavras, Confederação Brasileira de Atletismo e ADAB.

A ADAB convida toda a comunidade do Atletismo para acompanhar as "lives" que serão realizadas no domingo, 13 de janeiro e na segunda-feira dia 14, sempre às 19 horas. Essas lives serão transmitidas pela Atleta Olímpica da prova dos 100 metros com barreiras Fabiana Moraes em seu Instagram @fabyhurdles . Fabiana está realizando uma série de "lives" fantásticas com grandes nomes do Atletismo mundial, ela já nos trouxe Teddy Tamgho, Justin Gatlin e Sanderlei Parrela. A convidada de hoje é a Atleta Olímpica e recordista brasileira da prova do salto triplo Núbia Soares. Na segunda-feira a conversa será com a Atleta Olímpica da prova dos 200 metros Vitória Rosa. Parabéns Fabiana por proporcionar a democratização do conhecimento e consequentemente o fomento do Atletismo! 
@fabyhurdles 
@atletismo.brasil 
@nubiasoarees
@vitoriarosa200m

 

Há 18 anos, no dia 12 de janeiro de 2001 o mundo se despediu de um dos maiores Atletas de todos os tempos, ADHEMAR FERREIRA DA SILVA. A ADAB rende homenagens a esse atleta brilhante, primeiro bicampeão Olímpico do país.

Conquistou as medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque em 1952 e de Melbourne em 1956. Em 2012, foi imortalizado no Hall da Fama do Atletismo. Ele é o único brasileiro a representar o país no salão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), criado como parte das celebrações pelo centenário da instituição.
Adhemar também foi um escultor formado pela Escola Técnica Federal de São Paulo (1948), Educação Física na Escola do Exercito, Direito na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (1968) e Relações Públicas na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1990). Foi adido cultural na embaixada brasileira em Lagos, na Nigéria, entre 1964 e 1967.
Dentre as finalidades estatutárias da ADAB está a divulgação, difusão e preservação da memória de todos aqueles que através do Atletismo divulgaram e honraram o nosso país. Adhemar Ferreira da Silva é o símbolo maior de tudo isso!

Hoje, 12 de janeiro a CAIXA completa 158 anos. Desde 2001 a CAIXA é a patrocinadora oficial do Atletismo nacional. Impossível dissociar a marca CAIXA da história recente do nosso esporte. Da base ao alto rendimento, passando por projetos sociais, a CAIXA está presente nas pistas e nas ruas, fomentando e ajudando no desenvolvimento do Atletismo nacional. A ADAB parabeniza a CAIXA nesta data e agradece pelo apoio ao Atletismo nacional. Feliz Aniversário a todos que fazem parte da CAIXA e da sua história. Muito obrigado!

Conforme havia sido anunciado, a ADAB esteve reunida no dia 8 de janeiro no Comitê Olímpico Brasileiro, com o CEO da entidade Rogério Sampaio. A ADAB esteve representada pelo nosso diretor jurídico Wlamir Motta Campos, a reunião contou ainda com a participação do diretor jurídico do COB Luciano Hostins e do Medalhista Olímpico Arnaldo de Oliveira. Um dos temas tratados na reunião foi o corte no Bolsa Atleta nas categorias "Estudantil" e "Atleta de Base". O Medalhista Olímpico Arnaldo de Oliveira ponderou que esse corte é absolutamente prejudicial ao desporto nacional, principalmente ao Atletismo, modalidade praticada prioritariamente por atletas de baixa renda. O COB concorda com essa afirmação, disse ver o assunto com grande preocupação e que estaria fazendo gestões junto ao novo governo para encontrar uma solução para o problema. Rogério Sampaio afirmou que é importante que fique claro que a bolsa atleta está prevista em lei, e que as bolsas das categorias "Estudantil" e "Atleta de Base" continuam existindo, porém não receberam recursos nesse ano. O COB também entende que com a redução de recursos no bolsa atleta faz-se necessário rever os critérios de distribuição desses recursos para evitar o que ocorreu, ou seja, o corte deveria ser equalitario ao invés de zerar os recursos destinados à base. O COB ponderou ainda que a solução definitiva para esse assunto se daria com a aprovação do Plano Nacional do Desporto, que já foi aprovado pelo Conselho Nacional do Esporte em março de 2018 e encaminhado ao Congresso Nacional. O Plano Nacional do Desporto é uma política de Estado para o esporte, e não de Governo. Significa dizer que se trata de uma política de longo prazo que não sofreria alterações em virtude de mudanças de governo. O Plano Nacional do Desporto contempla cinco diretrizes básicas assim divididas: 
1ª) Garantir o acesso à prática da educação física e do esporte nas escolas de ensino básico, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.
2ª) Incentivar a prática da atividade física e do esporte, com o objetivo de criar hábitos saudáveis que contribuam para a saúde e qualidade de vida dos jovens, adultos e idosos.
3ª) Promover o esporte desde a base até as categorias de alto rendimento, para projetar o Brasil como excelência esportiva mundial.
4ª) Construir trajetória estruturada de iniciação, especialização e aperfeiçoamento esportivo, com garantia de acesso a todas as crianças e adolescentes.
5ª) Consolidar o Plano Nacional do Desporto como principal instrumento para o planejamento e desenvolvimento do esporte no Brasil.
A ADAB trabalhará no Congresso Nacional juntamente com o COB e demais entidades visando a aprovação desse plano o mais breve possível.
Paralelamente a isso seguiremos fazendo gestões junto ao novo governo para que seja revisto esse corte nos recursos do bolsa atleta para a base.
A ADAB agradece ao Comitê Olímpico Brasileiro por nos receber bem como ao Medalhista Olímpico Arnaldo de Oliveira pela sua importante contribuição na reunião.

 

Você conhece as marcas daqueles que construíram o Atletismo em nosso país ao longo dos tempos?
Acesse o ranking nacional de todos os tempos, você conhecerá as 20 melhores marcas nacionais de todas as provas do Atletismo, quem fez os resultados, quando e onde.
Nossos cumprimentos a todos que fazem do Atletismo um estilo de vida e superação!

http://www.cbat.org.br/novo/ranking/ranking_prova.aspx…

A ADAB convida toda a comunidade do Atletismo a acompanhar a "live" que será nessa sexta-feira, 11 de janeiro às 19h pela Atleta Olímpica da prova dos 100 metros com barreiras Fabiana Moraes em seu Instagram @fabyhurdles . Fabiana está realizando uma série de "lives" fantásticas com grandes nomes do Atletismo mundial. O convidado de hoje é o Vice-Campeão Mundial e Recordista Sul-americano da prova dos 400 metros e hoje treinador, Sanderlei Parrela. Parabéns Fabiana por proporcionar a democratização do conhecimento e consequentemente o fomento do Atletismo! 
@fabyhurdles 
@atletismo.brasil 
@sanderleiparrela

A ADAB convida toda a comunidade do Atletismo a acompanhar a "live" que será realizada hoje pela Atleta Olímpica da prova dos 100 metros com barreiras Fabiana Moraes em seu Instagram @fabyhurdles . Fabiana está realizando uma série de "lives" fantásticas com grandes nomes do Atletismo mundial. O convidado dela de hoje é o mega campeão Justin Gatlin. Dentre tantos feitos Gatlin é Campeão Olímpico da prova dos 100 metros rasos, feito conquistado em Atenas em 2004, possui ainda mais quatro medalhas olímpicas, duas de prata de duas de bronze. Penta campeão mundial, tendo ainda mais cinco medalhas de prata. Parabéns Fabiana por proporcionar a democratização do conhecimento e consequentemente o fomento do Atletismo! 
@fabyhurdles 
@atletismo.brasil 
@justingatlin

No dia 27 de janeiro terá início oficialmente a temporada de competições da Confederação Brasileira de Atletismo com a "Copa Brasil CAIXA de Cross Country", reunindo os melhores corredores do país. Venha prestigiar esse evento, vamos levar boas energias para esses valorosos atletas! O evento terá início às 8 horas e se desenvolverá por toda a manhã.

E assim começou o Camping de Arremesso e Lançamentos de Ouricuri-PE. O camping é uma realização do projeto "Atletismo Campeão" coordenado pelo Professor Abraão Nascimento. Desejamos sucesso no camping! Parabéns pela democratização do conhecimento e fomento da prática do Atletismo no sertão pernambucano.

A ADAB deseja a toda comunidade do Atletismo uma excelente temporada 2019! Que a linha de chegada seja alcançada mais rapidamente, que o sarrafo seja transposto cada vez mais alto, que o arremesso e os lançamentos sejam cada vez mais distantes e que a tábua de impulsão esteja cada vez mais longe da queda na caixa de areia. Lembramos a todos que à partir de hoje a sede da CBAt passa a funcionar em Bragança Paulista-SP, o endereço é Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº - Bairro do Campo Novo- CEP 12918-24O, 
TELEFONE: (11) 5908-7488
E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A ADAB seguirá trabalhando com muito profissionalismo e responsabilidade visando a democratização e a transparência no atletismo, pré- requisitos indispensáveis para o crescimento do esporte e fortalecimento institucional da CBAt.

Desejamos a todos os participantes um excelente camping! Saudamos o Professor Abraão Nascimento, coordenador do projeto "Atletismo Campeão" por mais essa iniciativa de democratização e fomento do Atletismo. O camping de arremesso e lançamentos de Ouricuri já se tornou uma tradição despertando o interesse de muitos jovens atletas do sertão pernambucano e de várias regiões do nordeste. A ADAB é parceira institucinal do projeto "Atletismo Campeão" através da campanha "Tênis Solidário".
@abraao.nascimento.315 
@montanha.hammer 
@atletismo.brasil 
@adabatletismo 
@uninassau 
@darlan_romani
@meninadopeso 
@scramin_eloah_ 
@mari_martelo 
@adilsoncuba 
@cintiacamossato 
@elisangelaadriano

De maneira prática e objetiva convidamos todos à acessarem o portal da Controladoria Geral da União, onde poderão solicitar informações detalhadas sobre todo e qualquer gasto de recursos federais. Certamente é um bom primeiro passo para o exercício do controle social.
http://www.acessoainformacao.gov.br/

 

Página 1 de 15

Parceiros